O que é? O que é? Ethereum!
Fonte: Ethereum
O Ethereum é uma das criptomoedas mais populares e uma plataforma descentralizada de contratos inteligentes, a qual utiliza a tecnologia blockchain.
A blockchain da Ethereum é uma rede global de computadores interconectados que trabalham juntos para registrar e validar transações. Diferente do Bitcoin, que foi criado principalmente para ser uma moeda digital, o Ethereum foi desenvolvido para permitir a execução de contratos inteligentes.
Os contratos inteligentes são programas de computador que são executados automaticamente quando certas condições são atendidas. Eles permitem que transações e acordos digitais sejam realizados de forma transparente, confiável e sem a necessidade de intermediários. Esses contratos podem ser utilizados em diversas aplicações, como sistemas de votação, serviços financeiros descentralizados, jogos e muito mais.
História da cripto:
O Ethereum foi lançado em 2015 por Vitalik Buterin e uma equipe de desenvolvedores. Desde então, tornou- se uma das maiores e mais ativas comunidades de blockchain do mundo, com uma ampla gama de projetos e aplicativos sendo construídos em sua plataforma.
The Merge e Shapella
The Merge foi uma atualização importante que já ocorreu no Ethereum. Ela consistiu na fusão do Ethereum 1.0 (baseado em Proof of Work) com o Ethereum 2.0 (baseado em Proof of Stake). Essa fusão representa um marco significativo na evolução da plataforma Ethereum.
Fomte: Analytics Vidhya
Staking é quando você bloqueia uma quantidade de ETH por um período de tempo para ajudar a rede a se manter segura. Em troca, você recebe recompensas, como ETH.
As pessoas que fazem isso são chamadas de validadores ou stakers. Eles processam transações, adicionam blocos e recebem recompensas. Além de ganhar ETH, o staking ajuda a garantir que a rede Ethereum esteja sempre atualizada e funcionando corretamente.
Em 12 de abril deste ano, ocorreu outra atualização chamada Shapella, que permitiu aos validadores da Ethereum finalmente sacarem seus ETH.
Vá além!
Caso você queira ir além e entender muito bem o Ethereum, segue o link do nosso relatório completo dentro do BG Cripto Pro, sobre o protocolo.
Conclusão:
O Ethereum é uma plataforma descentralizada focada na execução dos chamados “contratos inteligentes”: operações que são feitas automaticamente quando certas condições são cumpridas. Apresenta a melhor criptografia entre as criptomoedas e é a rede mais utilizada na atualidade depois do Bitcoin.